sábado, 6 de fevereiro de 2010

HEMOFILIA (herança ligada ao sexo)


O Sangue contém vários componentes chamados de Fatores de Coagulação, que trabalham em conjunto. Esses elementos são responsáveis por realizar a coagulação, e parar sangramentos.

Quando no sangue há ausência total ou quantidade insuficiente de um desses elementos, ou até existe em níveis normais, porém não é funcional, o tempo necessário para a coagulação é maior.

Em alguns casos a hemorragia não para, e isso é uma anomalia do sangue chamada Hemofilia.

A hemofilia é uma doença hereditária relacionada ao cromossomo X que está presente em todos os grupos étnicos e em todas as regiões geográficas do mundo,Caracteriza-se por um defeito na coagulação sangüínea e afeta pessoas do sexo masculino manifestando-se através de sangramentos espontâneos que vão de simples manchas roxas (equimoses) até hemorragias abundantes

Quando ocorre um ferimento no indivíduo não Hemofílico encontra-se no seu sangue, níveis normais de elementos que impede a hemorragia (fatores de coagulação). Esses elementos atuam no ferimento, e impedindo o aumento desse sangramento.Com os Hemofílicos, por não ter a quantidade suficiente de FATOR VIII ou FATOR IX, a perda de sangue é anormal, e quase sempre não é possível completar o processo da coagulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário